quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Boates e Baladas Gospel: Jesus é o Foco?


É verdade que a igreja evangélica conteporanea tradicional está atravessando períodos de transformações constantes. As adaptações instituídas pelos lideres e pastores tem surtido o efeito almejado. Saquear o inferno. E glória a Deus por isso.
No final dos anos 80, início dos anos 90 no Brasil, as mudanças passaram a ser latentes na casa do Senhor. A formatação dos cultos, campanhas diversas, vestimentas joviais, músicas mais condescendentes com os estilos atuais, bem como a quantidade de eventos direcionados a juventude como retiros, luais, show's gospel, etc... Muitas são as mudanças.

Essas "modernizações" tem enchidos as igrejas de jovens como nunca havia acontecido. O povo de Deus atualmente, na grande parte do mundo onde o cristianismo é permitido, é extremamente numeroso se comparado a 10 anos atrás. Toda essa feliz evolução é de suma importância para o plano divino criado por Deus Pai e revalidado na cruz do calvário por nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje podemos afirmar com louvor que há fé na juventude por conta disso tudo.

Assim, a necessidade de se modernizar a divulgação da Palavra de Deus, tem sido comum para alguns pastores e líderes evangélicos como estratégias diferenciadas na "evangelização". Movidos por "poderosas revelações", novas e mirabolantes estratégias tem sido criadas na expectativa de arrebanhar  um número cada vez mais expressivo de jovens. E é pensando assim que eventos dos mais estranhos possíveis têm acontecido neste país, como por exemplo, o aparecimento de boates e discotecas gospel. Até mesmo rave's gospel já foram divulgadas.
Infelizmente, para alguns pastores e lideres, boates e discotecas tornam-se "álibis" perfeitos para a pregação da mensagem da cruz. Com isso, em nome da liberdade cristã, os jovens tendenciosamente abandonam os cultos onde o evangelho de Jesus Cristo realmente é pregado, faltam escolas bíblicas, discipulados e reuniões cristãs em detrimento às festas e eventos que celebram a curtição exacerbada sustentada por preceitos que o mundo prega como correto, sem culto algum a quem realmente deve ser cultuado e adorado. Aquele que é Santo, Jesus Cristo

A bíblia relata que Davi, quando ungido Rei de Israel, sua primeira ação foi buscar a arca de Deus que estava fora de Jerusalém. (1 Samuel 4:1). Assim, o rei Davi construi um carro novo para transportar a arca, a qual é chamada pelo o nome: "o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins” (II Samuel 6:2 e 3). A arca da aliança simbolizava a presença do próprio Deus sobre seu povo (I Samuel 4:5-7). As escrituras descrevem que fora transportada em um carroção puxado por bois. Todavia, estava escrito na Lei que a arca da aliança deveria ser conduzida pelos levitas em varais de ouro e não em carro de bois como alguns símbolos pagãos da época.
Então, por que Davi tomaria tal atitude? desconhecia a Lei? De forma alguma, Davi era um adorador por excelência da palavra. Sua atitude fora com o intuito de impressionar a Deus dando-lhe a honra que era atribuída pela as nações pagãs aos seus deuses. O livro de Samuel revela que Deus rejeitou aquela manifestação de adoração. Houve, inclusive, a morte de alguém por conta daquela situação.
Da mesma forma, anos mais tarde, conhecendo a imoralidade do povo romano, Paulo escreveu  à igreja naquela cidade : “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
O apostolo alerta a igreja sobre o mal vivenciado pelos padrões sociais romanos da época, para povo não aderir tais costumes.
A igreja deve viver uma intensa e definitiva transformação, abstendo-se de práticas mundanas e velhos costumes que nos trazem maus hábitos e uma herança vazia. O apostolo Paulo escreve em II Coríntios. 3:18 “Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletimos como espelho a glória do Senhor, e somos transformados de gloria em gloria na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. Fazendo um paralelo entre os dois textos do mesmo apóstolo, entender-se-á que a transformação almeja a   semelhança a Cristo. E disse Jesus:“Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo” (Mateus  5:13,14).
Outro ponto, não menos importante, são as músicas. A grande maioria dos eventos com esse propósito, utiliza milhares de músicas cristãs eletronicamente modificadas (mixadas), tornando-as com ritmo agressivo e dançante.  Cânticos maravilhosos, consagrados, oriundo de músicos abençoadíssimos, letras escritas advindas diretamente das mãos poderosas de Deus, são mixadas e remexidas de todos as formas humanas possíveis e apresentada em boates intituladas como "gospel" para todos frequentadores dançarem, festejarem, ficarem, beijarem , etc.... , menos adorar a Deus. E a honra ao Senhor?... o propósito inicial empregado a canção, onde está?
Não julgo quem promove ou quem frequenta tais eventos, de forma alguma. Apenas exponho um sentimento pessoal alicerçado pela palavra de Deus.
Acredito, inclusive,  que grandes homens e mulheres de Deus já visitaram tais boates e festas (sem generalizar, obviamente). O grande problema não está no coração dos irmãos e irmãs, mas no ambiente proporcionado. Entendo que, algo gerado neste mundo com uma finalidade  não cristã, dificilmente transparecerá a face de Cristo ou o evangelho. Ainda que ostente toda boa vontade do mundo. Em I Tessalonicenses diz: Afastem-se de toda aparência do mal.
Infelizmente, no mundo, estes estabelecimentos tem como foco o comportamento promiscuo e descompromissado, regado por praticas impuras, pecaminosas e viciantes. Discorro com propriedade pois já as vivenciei .
Em I Coríntios 9:21, Paulo demonstra aos coríntios sua disposição de alinhar-se aos padrões e convicções das pessoas a quem ele evangelizava, sem violar os princípios da fé cristã.
“Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei”. Ele deixa claro que não transigiu com os princípios e doutrinas cristãs para conquistar a estima dos seus ouvintes. Pelo contrário, noutro texto afirma categoricamente que, “...nem ainda por uma hora cedeu para que a verdade do evangelho permanecesse...” (Gálatas 2:5).
Nós como cristão e propagadores das boas novas, não podemos moldar o evangelho de Cristo sobre tais hábitos, com o subterfúgio de ganhar almas.  Devemos vivenciar verdadeiramente o amor de Jesus e difundi-lo ao mundo conforme os ensinamentos do Próprio. Ser como ele foi. (Efésios 5:21). Esvaziar o mundo e encher as igrejas com propostas genuinamente cristãs, de uma vida infinitamente melhor, viver a eternidade prometida, sem maquiagens ou clones malfadados.
Portanto, utilizo-me das palavras do tão citado nesta mensagem, apostolo Paulo,  para afirmar que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm...” (1 Coríntios 7:12).  Forte abraço e que Deus os abençoe grandemente.




2 comentários:

  1. Que Jesus seja nosso foco, nossa alegria, o tempo todo...
    blog tá bem legal!
    abs alexandre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Xandera!! É isso ai, continua mandando bronca e abençoando muitas vidas..Que Deus te use cada dia mais!!!

    Nando.

    ResponderExcluir