segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Louvor, Adoração ou música cristã ?

É comum classificarmos o louvor e a adoração como músicas ou cânticos. Achar que são as mesmíssimas coisas. Mas não, não são. Embora sejam intimamente ligadas, não podemos classifica-las como tal, tampouco como ato litúrgico.
A adoração é o ato de cultuar, prestar honra e reverencia a Deus. É amar profunda e excessivamente o nosso Senhor (Mateus 4:10). O Pr. Adhemar de Campos tem a seguinte definição:
Adoração é o ato de cultuar a Deus oferecendo sacrifícios espirituais agradáveis por meio de Jesus. Assim, quando adoramos a Deus, estamos lhe prestando um serviço, que pode se manifestar de diversas maneiras. Dessa forma, podemos concluir que o verdadeiro adorador é um servo. (Bíblia de Estudos - Louvor e Adoração).
 Já o louvor é o ato de glorificar, exaltar, bendizer, agradecer a Deus pelo que Ele é e sempre será em nossas vidas. Agradecer por suas dádivas, pela sua graça e misericórdia conosco. (Salmo 150:1-6). O louvor a Deus é uma oferta espiritual (Hebreus 13:15). 
Perceba que há uma diferença importante entre os dois conceitos, ainda que diretamente conectados e possuidores de um único alvo, Deus, não possuem a mesma finalidade.
Mas onde entra a música nisso tudo?
A verdadeira música cristã, inspiradas por Deus, ou popularmente chamada de góspel, faz a fusão entre as duas ações citadas acima. O louvor e a adoração. Através dessas músicas nós prestamos culto ao Rei dos Reis, declaramos nosso profundo amor e nos prostramos diante dEle. Glorificamos e o exaltamos por sua misericória, graça e benfeitorias em nossas vidas. Entramos verdadeiramente em sua presença.
Vale lembrar que a música cristã expressa uma das muitas formas de adorar e louvar ao Senhor. Orar, ler a palavra, cantar, tocar instrumentos, dançar, renegar um pecado, pensar, chorar, se alegrar,  etc... Todas essas ações, oferecidas e direcionadas ao Pai celeste, são empreterivelmente expressões de louvor e adoração.
O exemplo clássico de um grande adorador foi Rei Davi. O pastor de ovelhas denominado como o homem segundo o coração de Deus, dentre tantas outras qualidades, foi também músico e compositor.
Davi foi um homem simples mas de coração disposto (I Samuel 17:34-51). Confiava em Deus e por isso fora escolhido por Ele para seus desígnios. Foi um verdadeiro adorador. Quando tocava sua harpa, tamanha era a presença de Deus, que os maus espíritos não permaneciam no local, conforme acontecia com Saul (I Samuel 16:23).
Davi cantou, tocou instrumentos, compôs salmos, dançou, se alegrou na presença do Altíssimo, expressando seu amor. Não se encontra pessoa no Antigo Testamento igual a Davi. Não se chama a Jesus o filho de Abraão ou de Jacó, ou Moisés, mas sim o "filho de Davi".
Concluindo, embora haja uma diferença singela, o louvor e a adoração andam praticamente juntos, seja nas orações, nos cânticos, ou qualquer ação prestada aquele que é Santo, nosso Senhor Jesus Cristo. E a música é apenas uma das milhares de formas de adorar e louvar a Ele. O importante é que o adoremos em espirito e em verdade (João 4:24).
Louvor e Adoração é um ministério eterno. Nascemos com ele e continuaremos para toda eternidade. Tenho plena convicção que todos os outros ministérios serão desnecessários no céu. Forte abraço e que Deus os abençoe grandemente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário