quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Sacerdócio Levítico

Nos dias de hoje é comum escutarmos nas igrejas as pessoas empregarem aos músicos da casa de Deus, servos do Senhor, o termo "levita". Não está errado, porém, existem uma grande diferença entre o sacerdócio levítico da antiga aliança comparado à realidade da nova.
LEVI do Hebraico LEWI - ligado a raiz. IÃWÂ significa juntar, ou ainda HILLAWEH, que siginifica unir. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma familia onomatopaica da palavra HALELUIA.
No passado havia uma tribo separada exclusivamente para o oficio sacerdotal no tabernáculo, a tribo de Levi (de onde origina-se a palavra levita) que se dedicava a ensinar o povo a Lei do Senhor - Neemias 8:9. Na outorga da graça o Senhor instituiu a igreja, corpo de Cristo, e fez dela um sacerdócio santo e real - I Pedro 2:5, 9.Essa é a grande diferença. Antigamente, apenas uma tribo era responsável pela ministração e todo o serviço espiritual. Continham um visão espiritual alinhada, carregavam todos os instrumentos usados nos serviços sagrados e eram os únicos que podiam tocar na arca da aliança sem serem fuminados.
Hoje, o termo "levita" do antigo testamento nada mais é que a figura do "servo" do novo testamento, que se consagra, se separa em santidade para servir ao Senhor e conduzir o "tabernáculo" de Deus.
Assim, podemos afirmar que todos somos ministros, pedras vivas, sacerdócio santo e casa espiritual a fim de oferecer sacrificios espirituais agradáveis a Deus por meio do sangue do cordeiro, Jesus Cristo, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou - Hebreus 10:19.

Um comentário:

  1. maravilha alexandre. é bem por aí mesmo.
    que Deus te abençoe e te leve a abençoar a muitos através deste blog. forte abraço

    ResponderExcluir